Share, , Google Plus, Pinterest,

Postado em

Medium, o lugar certo para seu próximo artigo

Desenvolvido pelos criadores do Twitter, a rede social de artigos foi criado para compartilhar conteúdo com mais de 140 caracteres

Quem nunca curtiu e compartilhou um “textão” no Facebook, mesmo sentindo que ali, na rede social do Zuckerberg, não era o local mais apropriado para ideias escritas sem se preocupar com os caracteres?

Screen Shot 2015-10-26 at 5.28.07 PM
Exemplo de texto que gerou alto engajamento no Medium entre os brasileiros presentes na rede social. Teria sido assim se o texto houvesse sido publicado no Facebook?

Pois é, foi mirando neste nicho, do engajamento gerado por histórias longas e bem-contadas que os visionários criadores do Twitter, Biz Stone e Evan Williams desenharam o Medium. A ideia é ele ser um sucessor do Blogger, criado pelos pelos mesmos empreendedores digitais em 1999. Moderno, visualmente bonito e com integração social a la Twitter e principalmente “diferente”, o site merece uma visita por todo conteudista que gosta de estar antenado nos caminhos do conteúdo digital.

O Medium, segundo as palavras do próprio site lançado há dois anos – mais ainda bem pouco conhecido por aqui, foi criado com o intuito de ser:

 

“ utilizado por todo mundo, de jornalistas profissionais a cozinheiros amadores. É simples, bonito, colaborativo e ajuda você a encontrar a audiência certa para seja lá o que você tem pra dizer”

 

Screen Shot 2015-10-26 at 5.22.40 PM
Artigo publicado no Medium utilizando um dos vários layouts já disponíveis ao usuário.

“Desenhando como o Medium funciona, nós tínhamos alguns objetivos: ajudar o bom conteúdo conseguir a atenção que merece, não importa quem seja seu autor. Manter tudo simples; colocar as palavras primeiro.”, explica um texto descritivo sobre a mais recente atualização da plataforma.

No Medium, o usuário pode, além de escrever e diagramar seus textos, organizar seus artigos em “coleções” que são definidas por um tema e um modelo. Por exemplo, Evan Williams criou uma coleção de fotos nostálgicas, que pode ganhar a contribuição de qualquer pessoa que tenha uma conta no Twitter. A medida que a coleção ganha interação, ela passa a ganhar também visibilidade, determinando assim quais são os conteúdos mais relevantes e mostrando sempre um conteúdo especial ao leitor.

A equipe responsável pelo Medium, segundo os próprios criadores, está trabalhando a forma de publicar conteúdo. A intenção é clara: evoluir tudo o que aprenderam nos últimos 13 anos administrando o Blogger, adaptando o Medium às necessidades do mundo, e do conteudista de hoje em dia.

 

Quer aprender a usar o Medium? A equipe fez um tutorial simples para você criar sua conta e publicar seu próprio artigo. Confira aqui.

“Sabemos que a maioria das pessoas, na maioria das vezes, simplesmente lê e exibe um conteúdo, o que é bom. Ao selecionar algo que goste, o usuário do Medium pode indicar, dar feedback para o criador e aumentar a probabilidade de outras pessoas ver suas coleções”

Author's image
Evan Williams

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *