Share, , Google Plus, Pinterest,

Postado em

Testamos: Apple News

Testamos o novo aplicativo para dispositivos iOS que promete reinventar o jeito de ler noticiais, além de substituir seu antecessor, o Newsstand

Novidade aguardada por editores e leitores, o aplicativo Apple News foi lançado com o sistema iOS9 e está disponível juntamente com o pacote nativo de atualizações que o usuário tem acesso ao fazer a atualização em seu tablet ou smartphone Apple. O app tem a mesma função agregadora de conteúdo que seu antecessor, o Newstand, mas mudou completamente a interface e o modo como o usuário consome e interage com suas revistas ou conteúdos favoritos. Sendo direto: ficou melhor, tanto em usabiliadde quanto em conteúdo. Sua navegação chama atenção logo de cara, sendo bem próxima do Flipboard, um app bem conhecido de revisteiros, que cria uma edição personalizada com as preferências do leitor.

Seguindo a tendência de customização do conteúdo e utilizando o conceito de RSS (Really Simple Syndication), o novo aplicativo da Apple permite que o leitor escolha seus canais preferidos entre uma pré-seleção de editores – já existem editores tarimbados como New York Times, Wired entre outros – fazendo uma edição própria em layout de revista. Uma vez escolhido os canais, o app atualiza automaticamente as últimas notícias de cada um deles, e faz uma edição exclusiva, sempre atualizada. É possível ainda mudar ou agregar novos canais a qualquer momento, “favoritar”, pesquisar, salvar e compartilhar conteúdo nas redes sociais. Para quem já atualizou o iOS9 no iPhone ou iPad, vale a pena abrir o ícone “News” e experimentar ser um editor chefe. Abaixo, você pode conferir o passo a passo da nossa primeira edição:

Seja bem–vindo ao News
Welcome News

Na tela de boas-vindas, a Apple promete entregar os melhores conteúdos dos seus editores favoritos e informa que quanto mais você usa, mais personalizado ele fica. De fato, se os canais que deseja seguir forem os mesmos disponibilizados pelo app, a organização e design peculiares da Apple vão lhe seduzir para usá-lo como um portal de conteúdo personalizado.

Selecione os favoritos

IMG_0122

A Apple conseguiu reunir, entre mais de 50 players, grandes marcas do mercado editorial no lançamento. A boa notícia para os Conteudistas: segundo a empresa, novos canais serão adicionados no futuro, e qualquer editor poderá publicar na plataforma. Não encontramos títulos brasileiros no lançamento da Apple News, e não é possível adicionar blogs (via RSS) que já segue no feed do seu “News”. O jeito é aproveitar a oferta gringa, que é boa. Vai desde National Geographic à Wired no caso das revistas, e New York Times e Washington Post, nos jornais.

Finalizando e explorando

IMG_0120

No final, você pode deixar seu e-mail para notificações e começar a buscar e fazer sua própria revista. Vale lembra que o sistema de busca funciona muito bem e permite que você possa encontrar não só os canais como, também, os assuntos, ou seja, pode buscar por “Brazil” e todos os editores que publiclaram algo a respeito serão encontrados e listados. A seção “favoritos” é muito útil para guardar suas revistas em separado e a função salvar pode guarda conteúdos para ler depois.

  • No detalhe, a interface da revista Wired. Visual caprichado e experiência de leitura pensada para os dispositivos.
    IMG_0121
    No detalhe, a interface da revista Wired. Visual caprichado e experiência de leitura pensada para os dispositivos.
  • A tela em forma de portal é atualizada com todos seus favoritos já pré-selecionados. Aqui a ideia é juntar tudo e entregar em formato de revista.
    IMG_0123
    A tela em forma de portal é atualizada com todos seus favoritos já pré-selecionados. Aqui a ideia é juntar tudo e entregar em formato de revista.
  • IMG_0122
    IMG_0122
  • A seção “favoritos” mostra as revistas separadas caso queira ler apenas uma das publicações marcadas.
    IMG_0118
    A seção “favoritos” mostra as revistas separadas caso queira ler apenas uma das publicações marcadas.
  • Welcome News
    Welcome News
  • aplle news
    aplle news
  • IMG_0120
    IMG_0120
  • IMG_0119
    IMG_0119

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *